segunda-feira, maio 23, 2011

Referências culturais em Silent Hill

Silent Hill é uma obra-prima da Konami. Ainda mais o primeiro, onde tudo é totalmente estranho, enigmático, novo... o clima de terror pode mudar muito a parte psicológica de uma pessoa, como mudou a minha quando criança.
Só que por trás da densa neblina, do terror e dos temíveis monstros dessa cidade, escondem-se incontáveis easter eggs (referências) de literatura e filmes. Vamos a elas :)

As Ruas

As ruas de SH tem referências a nomes da literatura americana em quase todos os lugares. Entre os mais conhecidos estão: 
 
     Bachman - Richard Bachman, pseudônimo de Stephen King, que escreveu "The Regulators", "The Mist" e "The Shining".
    Bloch - Robert Bloch, autor de "Psycho".
    Bradbury - Ray Bradbury, autor de "Something Wicked This Way Comes".
     Levin - Ira Levin, autor de "Rosemary's Baby".
    Matheson - Richard Matheson, autor de "I Am Legend".
  Finney - Jack Finney, autor de "Time and Again".
  Ellroy - James Ellroy, autor de "The Black Dahlia".
Midwich - Sobre a rua Midwich, talvez seja uma referência a cidade de Midwich, cenário do filme "Village of the Damned" (A cidade dos amaldiçoados, aqui no Brasil)
Sagan - Carl Sagan, autor de "Contact", também um grande astrônomo.
Simmons - Dan Simmons, autor de "Song of Kali".
    Wilson - F. Paul Wilson, autor de "Nightworld".
 Crichton - Michael Crichton, autor de "Jurassic Park" e "Sphere".
Koontz - Dean Koontz, autor de "Phantoms".
Sanford - John Sanford, autor dos livros "Prey"
Weaver - Tom Weaver, historiador de filmes e fez vários livros de filmes de terror, como "The Tingler".
Craig - Podem ser duas pessoas: Johnny Craig, artista das revistas em quadrinhos "Tales of the Crypt", também conhecido pelo seu trabalho com as editoras marvel e DC. Ou pode ser também Craig Spector, co-escritor de "Book of the Dead".

Alguém mais notou o "South Park" lá em cima? pode ser uma referência também (e espero que seja).

Stephen King 

Stephen Edwin King foi um grande escritor, um dos mais notáveis escritores de contos de horror e ficção de sua geração, e Silent hill deixa centenas de referências a livros e filmes seus na cidade. A própria névoa que invade a cidade já é uma referência ao livro "The Mist" (O Nevoeiro). O personagem dessa obra está em um café (que poderia ser uma citação também, já que você começa o jogo em um café), escrevendo notas para as pessoas que pudessem achá-las. Ao ver o bloco de notas pela primeira vez (save point do jogo), Harry Mason (o protagonista de Silent Hill) diz: "Someday, someone may experience these bizarre events. Hopefully, they will find my notes useful" (Algum dia, alguém poderá vivenciar estes eventos bizarros. Pelo menos essas pessoas acharão minhas anotações úteis).
Entre as outras, podemos citar a escrita em sangue perto da Balkan Church, com a palavra "REDRUM", ou "Murder" ao contrário, referência a "O Iluminado" (The Shining, no original). Logo após verificar a loja de antiguidades, também é possível achar alguns pôsteres do filme Carrie, dirigido por Brian de Palma, vindo do livro escrito por Stephen King. 

Outras

Também existem referências ao filme "Psicose" (Psycho) dirigido por Alfred Hitchcock, que comprou os direitos do livro escrito por Robert Bloch (nome de uma das ruas de SH). Como por exemplo, o Motel Norman's (Baseado no personagem Norman Bates) e o Quarto de Alessa no Hospital Alchemilla.
Há também vários cartazes semelhantes aos filmes dos anos 50. Fora isso, A Cut Rite Chainsaws é uma referência ao filme The Texas Chainsaw Massacre 2 (O Massacre da Serra Elétrica 2). Não é a toa que ali se encontra a Motoserra (Chainsaw).

Na escola é encontrado um livro com os nomes Ranaldo, Moore e Gordon (dono da chave da casa que você consegue logo após matar o chefão de lá). Esses caras são Lee Ranaldo, Thurston Moore, e Kim Gordon, membros da banda Sonic Youth.

Também são encontradas em Nowhere algumas pedras que tem referências aos personagens de Alice no país das maravilhas, que no caso são o coelho a Rainha e o Chapeleiro louco.

Entre outras referências, uma lanchonete chamada "Konami Burger" ao oeste do hospital Alchemilla e perto dessa lanchonete, uma academia com o nome totalmente escrito em Mandarim (Chinês). Traduzindo esse nome, se obtém a palavra "Bruce Lee".


Outra referência é o teatro Metropol, com o mesmo nome e aparência do filme "Demons" (um filme clássico italiano que fala de um teatro que é possuido por demônios).

E também, quase no final do jogo, é necessário achar alguns símbolos para destravar uma porta, entre eles estão o Ankh (fiz uma matéria sobre ele) e o Amuleto de Salomão (Semelhante ao Hexagrama).

Portas de Nowhere

Os nomes das portas de Nowhere são inspirados em nomes de espíritos olímpicos:

    Aratron - Saturno (Cronos, na mitologia grega).
    Bethor - Júpiter (Zeus, na mitologia grega).
    Hagith - Vênus (Afrodite, na mitologia grega).
    Ophiel - Mercúrio (Hermes, na mitologia grega).
    Phaleg - Marte (Ares, na mitologia grega).

O Mágico de Oz

Também é citado durante o jogo este clássico da literatura escrito por Lyman Frank Baum em 1900, sendo notado em duas partes em especial. A primeira delas é quando você precisa pegar as 3 "chaves para o eclipse", antes de ir para a escola. as chaves são justamente a "Chave do Leão", a "Chave do Espantalho" e a "Chave do Lenhador" (lembrando que o homem de lata era um lenhador). A outra parte, na verdade é uma citação que o jogo faz o tempo inteiro, sobre coisas como, "uma porta para um novo mundo".

Nomes dos personagens

Harry Mason - A origem de seu nome vem de "Humbert Mason", referência ao protagonista do filme Lolita de Stanley Kubrick (também diretor de "O Iluminado"). Entretanto o nome foi alterado pela equipe inglesa por ser um nome incomum, sendo Harry o apelido de quem nomeou o personagem.

Cybil Bennett - Seu nome é uma alusão entre a modelo Sybil Bucky e a atriz Sybil Danning. O sobrenome vem de uma policial real que foi assassinada, Lawrencia Bembenek. Foi ligeiramente alterado para soar mais comum.

Cheryl Mason - Originalmente seu nome seria Dolores, pela mesma razão do nome do Harry, mas foi fortemente criticado e rejeitado. O nome provém da atriz americana Sheryl Lee, mas não tem um significado em particular.


Dahlia Gillespie - Ela é nomeada a partir do nome da esposa do diretor de cinema Dario Argento que fez muitos filmes de horror e é um especialista no gênero.

Alessa Gillespie - Inicialmente seu nome seria Asia, que é o nome da filha do diretor de filme italiano Dario Argento, mas por ser um nome incomum foi alterado.

Lisa Garland - Seu primeiro nome vêm da atriz que interpretou uma enfermeira e é uma assassina no filme Sanguelia. Seu sobrenome deriva de Judy Garland, que fez a Dorothy no filme O Mágico de Oz.

Michael Kaufmann - Seu nome é a combinação dos nomes Lloyd Kaufman e Michael Herz, dois produtores do Estúdio Troma, conhecidos por vários filmes como "The Toxic Avenger". Não tem nenhum significado profundo.

Outra coisa que é muito questionada é sobre o nome Leonard Rhines, suposto autor de "The Monster Lurks", livro que está na livraria da escola e com um trecho escrito em sangue no banheiro masculino. É um autor fictício criado pro jogo e as frases do suposto livro são semelhantes a trechos do livro "Phantoms" de Dean Koontz (nome de uma das ruas do jogo).

Fontes: Tudo da Wikipédia, em várias páginas diferentes e do site http://www.silenthillcommunity.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário