terça-feira, abril 02, 2013

Os Lagartos do Vaso


Os lagartos do vaso foram um power trio de Hard Blues Rock formado em 1977 por Gabriel "Juk" (Guitarra, guitarra de 7 cordas, guitarra de 12 cordas, guitarra havaiana, violão, violão de 7 cordas, violão de 12 cordas, viola, violino, violoncelo, banjo, bandolim, cavaquinho, mandolim, ukelele, lira, berimbau, cítara, alaúde e harpa). Paulo "Padre" (Bateria, percussão, bongô, tambor, gongo, panelas, latas de lixo, latas de nescau e goiabada, pandeiro, caixa de fósforo, maracas, chocalho de bebê, xilofones e triângulo) e Taylon "Pesadelo" (baixo, baixolão, contrabaixo, vocais melódicos, guturais, gritos e grunhidos).

Durante a fase primária da banda, tocavam no galpão atrás da casa de Martins, que logo compreenderam a química no seu som. Depois de tocarem em shows concorridíssimos, como os que faziam em sorveterias em época de verão, a banda chamou a atenção de seu futuro empresário, que viu naqueles rapazes uma boa maneira de ganhar dinheiro fora do jogo do bicho.

Emplacaram 3 hits ao longo da carreira; "A dança da lata de lixo", "Uérley" e um cover de "We're gonna groove". Receberam ofertas de boas gravadoras, mas o gasto com bobagens era enorme.

Devido aos atrasos, seu primeiro álbum só saiu em 1982. "¿Donde estás Yolanda?" teve um custo de, segundo Juk, "50 reais, e o Paulo que me pediu emprestado ainda". Custou barato, mas a produção foi feita em um estúdio muito famoso da época, o "Eggbox Isolation" (Isolamento de caixa de ovo). Usando seus velhos instrumentos, aliados com um gravador de celular, um toca fita para overdubs e um pc positivo para as mixagens, só faltava a arte gráfica. Foi feita pelas crianças do pré da escola João Aloísio Braun. Eles queriam cachê em troca, mas ganharam uma cópia do disco cada um.

Todas as faixas compostas por Barbosa, Martins e Almeida exceto onde listado.

Lado A:

1 - A dança da lata de lixo
2 - ¿Donde estás Yolanda?
3 - Cinderela
4 - O gato

lado B:

1 - A camiseta...
2 - Cigarro molhado
3 - Uérley* (Dorneles)
4 - We're gonna Groove* (Ben E. King, Page, Plant)
5 - Valeu cara (Faixa escondida 10 segundos após We're Gonna Groove, logo mais aparecendo listada no remaster de 2012).


Claro que, como estamos vendo, esta banda nunca existiu (foi apenas uma jam session entre amigos), e eu como tenho minhas estranhas vontades, decidi por fazer um artigo fictício cheio de piadas internas e situações que apenas nós da banda entendemos. Uma grande química que devido aos caminhos da vida teve que ser adiantada pra algum dia no futuro, assim espero.



Nenhum comentário:

Postar um comentário